Quando a juventude chega, é necessário aprender a administrar diversas áreas da vida ao mesmo tempo, incluindo a área de finanças.
Por isso, quanto mais cedo soubermos de algumas coisas, mais fácil será para administrar a vida financeira no futuro.
Confira 4 dicas sobre finanças que separamos para ajudar todo estudante a se preparar e começar a se planejar para o futuro.
Esteja sempre preparado para economizar
Antes de mais nada, é necessário entender que é normal viver no “status quo”, uma expressão latina que significa “estar no estado das coisas”.
Muitas vezes essa expressão está ligada diretamente à rotina em que estamos acostumados a viver, como por exemplo quando adiamos a decisão de começar a economizar por estarmos acostumados a não poupar dinheiro.
No entanto, é um verdadeiro erro considerar investir apenas quando seu salário aumenta, já que quando você começa cedo, pode economizar o máximo possível. Por isso, é sempre melhor poupar mesmo que pouco do que esperar por um salário alto, uma renda extra ou outras fontes para começar a investir.
Analise as ofertas financeiras antes de contratá-las
Esteja ciente de que o mercado sabe quando você inicia a vida profissional e estará sempre à espreita esperando pelo seu dinheiro. Ou seja, quando você ganhar o primeiro salário, receberá diversas ofertas de cartão de crédito, investimentos que prometem altos retornos, entre outros produtos do mercado financeiro que podem não ser necessários.
Além disso, outro fator muito importante para analisar são os juros e cheque especial nos cartões de crédito. Isso porque os juros desses produtos são os mais caros do mercado, então é importante manter sempre o pagamento em dia antes da data de vencimento. Dessa forma, quando você realizar a análise desses produtos e serviços com calma antes de contratá-los, você estará valorizando o seu dinheiro.
Não há nada de errado em não saber o que quer para o resto da vida
É indiscutível que ter um foco ou escolha para o que você quer fazer no futuro é muito importante, mas todos nós sabemos que a vida pode ser uma caixinha repleta de surpresas. Afinal, é muito comum vermos atualmente profissionais que trabalharam por anos em uma determinada área optarem por mudar sua atuação por motivos profissionais ou pessoais.
Por isso, vale lembrar que a mudança é sempre possível, e em diversos casos pode ser até mesmo necessária, então não se prenda à ideia de que aos 35 anos você precisa estar formado, casado, feliz e com a carreira profissional definida. Não há problemas em decidir mudar!
A juventude é apenas uma, mas é importante manter a consciência
Em suma, lembre-se sempre de que a vida é longa e pode nos proporcionar diversos momentos únicos e incríveis. Por isso, tenha em mente que nem sempre é necessário gastar com coisas supérfluas sem pensar no dia de amanhã. Esteja sempre preparado para fazer o que você gosta sem se preocupar com uma fatura de cartão de crédito absurda ou em ficar sem dinheiro o restante do mês. Gaste a sua juventude com moderação e consciência!