Planilha de gastos: Veja como montar a sua

Publicidade

Manter uma planilha de gastos é muito importante para quem deseja ter mais controle financeiro. Assim sem ela, fica impossível gerenciar os rendimentos assim como as despesas de um negócio sem cometer erros.

Inclusive, um dos motivos de muita estar com o nome no vermelho ou com dificuldades financeiras, é justamente a falta desse tipo de controle.

Publicidade

Com isso, as pessoas acabam gastando mais do que têm, e criando dívidas que crescem a cada dia.

Publicidade

Nesse artigo, você saberá mais sobre como montar uma planilha de gastos, e usá-la no seu dia a dia. Confira!

Planilha de gastos: Veja como montar a sua

Como montar uma planilha de gastos?

Para montar a sua planilha de gastos, basicamente você terá que listar duas coisas, suas receitas e suas despesas. Caso tenha mais gente na casa, os rendimentos e gastos dessas pessoas também devem ser somadas.

Dentro dos rendimentos devem ser acrescentadas todas as rendas da casa, tais como: salário, pensão (caso tenha), horas extras, benefício do INSS (caso tenha), renda extra e etc.

Já no caso das despesas, elas serão divididas em duas categorias, fixas e variáveis.

As fixas, como o próprio nome diz, são aquelas que o valor não se modifica ao longo dos meses. Entre elas podemos citar: aluguel da casa (se houver), plano de saúde, seguro da casa, prestação do carro, roupas, calçados, lazer, IPTU, IPVA, escola/colégio/faculdade, academia, entre outras.

Já as despesas variáveis são aquelas que os valores mudam mês a mês, tais como: água, luz, telefone/internet, combustível, alimentação, gastos com estética, entre outros.

Dentro desse item, também é importante sempre colocar um valor de reserva, que deverá ser guardado. Ele é destinado para despesas inesperadas, tais como: conserto do carro, conserto da casa, médico, medicamentos, troca de algum eletrônico.

Caso você tenha alguma meta a curto, médio e longo prazo, é aqui que ela será incluída também. Por exemplo, se você quer fazer uma viagem mas não sabe quando, é necessário guardar um pouco todo mês para ir criando um fundo para o objetivo.

Usando a planilha de gastos para reduzir despesas e pagar contas

Assim a planilha de gastos é uma grande aliada de quem deseja equilibrar a vida financeira. Isso porque, ela serve como um relatório dos seus hábitos de consumo.

Portanto com base nos valores colocados nela, você poderá ver quais despesas devem ser reduzidas para o pagamento de contas. Por exemplo, se os fastos com luz e energia estão altos, é possível adotar hábitos de consumo mais conscientes.

É através da planilha de gastos que você poderá, também, identificar os famosos vilões do dinheiro. São aquelas “pequenas coisas” que no final do mês se transformam em algo gigantesco.

Um exemplo clássico desse tipo de vilão é comer fora de casa. Uma pessoa que gasta R$ 15 por dia de almoço, e trabalha de segunda a sexta, gasta cerca de R$75 com alimentação fora de casa. Com esse mesmo dinheiro, daria para fazer marmitas para pelo menos duas semanas!

Com a planilha de gastos será mais fácil gerenciar suas despesas, e assim, ter mais tranquilidade financeira. Então não deixe de fazer a sua!

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.