Se você deseja fazer um empréstimo ou financiamento, precisa antes saber o que é uma análise de crédito.
Essa é uma etapa importante e indispensável para quem vai passar por esse tipo de processo.
E nesse artigo, você ficará por dentro de tudo sobre o que é e como funciona uma análise de crédito. Confira!
O que é análise de crédito e como funciona?
A análise de crédito nada mais é do que uma consulta que o Banco ou instituição financeira faz quando uma pessoa solicita um empréstimo, financiamento ou até mesmo cartão de crédito.
Basicamente, ela tem como objetivo identificar o risco de inadimplência da pessoa que está solicitando a linha de crédito. Esse tipo de processo é feito tanto com pessoas físicas, como pessoas jurídicas (empresas) e é uma forma do banco ou instituição financeira ter mais segurança.
O modo de funcionamento da análise de crédito varia conforme a instituição. Algumas consultam apenas o Serasa e SPC, que são os órgãos onde são registrados os nomes de maus pagadores.
Já outras também fazem uma busca detalhada sobre o histórico do solicitante, para verificar não apenas se ele tem dívidas em seu nome, mas, o patrimônio dele.
Como conseguir aprovação na análise de crédito?
A análise de crédito pode ser rígida, dependendo da instituição financeira. Mas, você pode colocar algumas dicas em prática para aumentar as chances de aprovação.
Aumente o seu score
Atualmente, além de verificar se a pessoa possui dívidas, a análise de crédito também verifica o score do indivíduo. Esse é um ranking que se baseia não só no índice de bom pagamento, mas, no poder aquisitivo da pessoa.
Para aumenta-lo, você pode colocar algumas dicas simples em prática. Solicitar o CPF na nota, por exemplo, contribui com o aumento dele, assim como colocar contas de água, luz entre outras no seu nome.
Cadastros em programas de fidelidade e clubes de pontos também pode ser útil. E, claro, manter todas as suas contas sempre em dia, independentemente do tipo.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a análise de crédito, não deixe de tomar os cuidados necessários para ter sua solicitação aprovada. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto?
Possui dívidas? Negocie!
Se você já possui dívidas, o melhor é já negociar antes de solicitar a linha de crédito. Quando você negocia os valores em aberto e já paga a primeira parcela, dá uma entrada, ou quita tudo de uma única vez, o seu nome sai do SPC e Serasa.
Existe um mito de que depois de alguns anos a conta “caduca”. Na verdade, ela só deixa de aparecer no sistema desses órgãos, mas ela continua a existir na instituição, empresa ou loja.
Ou seja, se uma análise de crédito for feita, essas pendências irão aparecer e você corre o risco de ter sua solicitação negada.
Seja um bom pagador
Claro que a primeira dica é pagar suas contas sempre em dia. Mesmo os pequenos atrasos de um ou dois dias já podem prejudicar o seu histórico.