Cuidados com cartões de crédito no exterior

Publicidade

Está pensando em viajar para fora do Brasil? Além de planejar o seu roteiro bem como se atentar a hospedagem e passagens, você também precisa tomar alguns cuidados com cartões de crédito.

Assim a maioria das pessoas prefere usar mais o cartão de crédito, do que dinheiro em espécie. Isso porque, além de trazer mais segurança, ele também permite o parcelamento das compras, ou até 40 dias para pagar elas a vista.

Publicidade

Mas, muita gente esquece que isso pode envolver uma série de custos adicionais. Por conta disso, separamos algumas dicas de cuidados com cartões de crédito. Confira!

Publicidade
Cuidados com cartões de crédito no exterior

Quais cuidados com cartões de crédito você precisa ter no exterior

Nada de fornecer seus dados em ligações, e-mails ou sms

É muito comum em viagens internacionais, golpes onde os criminosos se passam pela recepção do hotel ou por um estabelecimento onde o cliente fez uma compra, e afirmas que houve problemas com os dados do cartão, e que é necessário passar eles novamente.

Jamais forneça essas informações. Se você receber qualquer ligação, email ou sms do gênero, ignore ou responda dizendo que você irá resolver tudo no dia seguinte.

No caso da recepção, vá diretamente até ela confirmar se está tudo certo. Já em outras situações, ligue para a sua operadora, no telefone atrás do cartão.

Com esses cuidados com cartões de crédito, você terá mais tranquilidade e segurança para fazer compras fora do Brasil.

Atenção as tarifas, taxas e ao câmbio

O primeiro dos cuidados com cartões de crédito é ficar atento a todos os valores cobrados pelas transações internacionais, bem como ao câmbio.

É muito comum que as faturas fechem levando em conta o câmbio do dia do fechamento. E se ele tiver muito mais alto do que no dia da compra, você saíra no prejuízo.

Vale a pena avaliar a cotação no dia e verificar não é mais vantajoso comprar em dinheiro. Além disso, atenção ao IOF, e também outras tarifas e taxas cobradas para as compras internacionais.

Avise a operadora

Se for viajar para fora do Brasil, é importante avisar a operadora do cartão de crédito. É muito comum que as operadoras congelem a conta ou bloqueiem o cartão, quando há transações internacionais.

Essa é uma forma de evitar golpes. Acontece que se isso acontecer, pode levar dias para o congelamento/bloqueio ser desfeito.

Logo, o melhor é avisar a operadora, para evitar qualquer tipo de transtorno do gênero durante a viagem.

Cuidado onde você passa o seu cartão

Muita gente não sabe, mas existem golpes onde a clonagem de um cartão é feita quando você passa ele na maquininha. O aparelho consegue clonar a tarja magnética ou chip, e como você fornece a senha na transação, os golpistas têm tudo o que precisam para clonar o cartão.

Logo, é importante que você fique atento ao local onde você está usando o seu cartão de crédito. Verifique se a maquininha é nova, se ela tem alguma parte solta ou estranha, se o lugar é movimentado e se parece de confiança.

A qualquer sinal de algo irregular, não use o seu cartão.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.