Saber o que é um cheque é algo que todos precisam saber, uma vez que que essa modalidade de pagamento é constantemente utilizada no Brasil e em outros lugares do Mundo.
De forma simples, o cheque representa uma ordem para o pagamento à vista. Ou seja, quando o cheque é depositado, isso significa que você está emitindo uma ordem direta para que o banco faça o pagamento descontando o dinheiro do cheque na conta do beneficiário.
Além disso, essa forma de pagamento também é considerada título de crédito. Ou seja, o emissor está reconhecendo uma dívida com o beneficiário.
Se por algum motivo o cheque não tiver fundos, o beneficiário poderá entrar com uma ação de cobrança que será executada em juízo.
Como é feito o pagamento do cheque?
Além de saber o que é um cheque, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como é feito o pagamento dele. No caso da versão comum, ele é feito descontando o dinheiro diretamente da conta de quem emitir.
Logo, se ela não tem saldo suficiente, o cheque é considerado sem fundo e assim é devolvido.
E aqui é preciso ter muito cuidado. Isso porque quando o cheque é devolvido duas vezes, o nome do emissor passa a integrar o Cadastro de Emitente de Cheques sem Fundos (CCF), o que pode prejudicar uma série de aspectos da vida financeira dele.
Quais são os tipos de cheque existentes?
Atualmente existem algumas modalidades de cheque, entre elas estão:
Cheque portador
Nesse tipo de cheque não há identificação de beneficiário. Ou seja, o saque ou depósito pode ser feito por qualquer um.
Contudo, o limite de valor para essa opção é de R$ 100. Qualquer valor acima exige que o cheque seja nominal.
Cheque nominal
Mais uma das modalidades de cheque é o nominal, quando o nome do beneficiário é indicado no item. Dessa forma, caso a pessoa que irá receber a forma de pagamento queira transferir ou depositar o item, é necessário endossar.
Para isso, o beneficiário deve assinar a parte de traz da folha. Dessa forma é possível que um terceiro use o valor.
Cheque cruzado
O cheque cruzado, por sua vez, é aquele que não pode ser sacado diretamente no balcão de atendimento, ou seja, na boca do caixa.
Nesse caso o beneficiário vai precisar depositar o item em uma conta bancária e somente então realizar o saque.
Essa é uma medida de segurança usada por muita gente, principalmente para valores altos.
Cheque especial
O cheque especial não é disponível em formato físico, mas apenas digital, pois se trata de uma modalidade de crédito. Basicamente, por meio dele o cliente consegue ter um valor adicional na conta que pode ser usado em casos de emergência, ou, quando a pessoa faz uma compra no débito e não possui todo o valor.
Nesse caso, a pessoa precisa repor o dinheiro emprestado, tendo o acréscimo de juros e taxas. Em alguns bancos, há um prazo de isenção de 10 dias. Ou seja, se a pessoa faz o depósito antes dele, não paga taxas.
Agora que você sabe o que é um cheque é como usá-lo, não deixe de tomar os devidos cuidados para não ter dores de cabeça.