Quando falamos sobre o “mercado de trabalho” já é um assunto bem complicado, ainda mais quando citamos o “pós pandemia”, seguindo especialistas o Futuro é HOJE!
Após essa pandemia que nos trouxe tantas coisas (boas e ruins), ela acelerou muita coisa e uma grande parte no ambiente de trabalho! Assim como para diversas pessoas o COVID trouxe incerteza para outros trouxe oportunidades, valiosas por sinal!
Portanto, são nas oportunidades que se concentram as Especialistas e Consultoras em Liderança Patricia Merino e Patricia Cánepa, peruanas.
As duas são autoras do livro nomeado ” O Futuro do trabalho 2020 “, livro qual descreve uma série de estratégias para que você entenda e navegue nesse mundo atual pós pandemia, contemplando esse novo cenário!
O TRABALHO REMOTO CHEGOU PARA FICAR!
Para ambas escritoras, a tecnologia é e deve ser acompanhado como o Grande Motor da mudança. Pois quando falamos a frase “Futuro no âmbito de trabalho” foi ai que a tecnologia segurou e modificou tanta coisa.
” Essa aceleração para adoção digital nos meses de pandemia fez com que todo trabalho de cinco anos a frente fossem adiantados para o agora. Contudo, o que vimos acontecer tão rápido está em uma fase um pouco distante do que estamos prontos para fazer. ” diz Merino, que é professora no MBA da CENTRUM na matéria de Liderança.
Uma frase muita bacana dita por Merino é “A transformação digital chegou e não há como voltarmos mais atrás.“
Ela continua e destaca ainda que ” O lado bom? Um mito muito utilizado foi quebrado. O trabalho remoto não funciona!
Quem dizia isso, hoje sabe que está totalmente equivocado. Observamos que teleducação, tele trabalho, telemedicina geraram profundas mudanças que vieram e em alguns lugares para ficar. ”
Com isso, a especialista deixa claro quanto ao desafio educacional que estamos enfrentando.
Sabemos o quanto foi difícil a adaptação para diversas pessoas que nem se quer tinham acesso a internet ou em alguns casos, que nem sabiam mexer em um simples computador.
” O desafio educacional foi e está sendo muito forte. Esse futuro incerto do trabalho traz um pensamento de eterno aprendiz, que não vem sozinho, precisa ser exercitado. “
Portanto o lado positivo disso tudo é que foi forçado a todas as pessoas trabalhar questões que ainda nem se quer haviam sido pensadas ou imaginadas.
Governos, escolas, empresários foram obrigados a colocar questões novas na agenda e isso é muito bom!
REPENSAR A NÓS COMO SERES CRIATIVOS QUE SOMOS
A pandemia gerou um cenário totalmente novo para todos nós, em que modelos de uma organização assumem novos postos, novos papeis e com isso precisam estar aptos a exercer tais funções!
” As organizações ágeis, criaram internamente uma necessidade urgente de desenvolver certas habilidades humanas, mais do que nunca. Porque conforme o barco se move dentro dessa organização, os processos sociais precisam se mover. Com isso, esses processos sociais se tornam em uma criatividade crítica. E na verdade, é uma das habilidades mais procuradas no Linkedin. ” diz a especialista, que completa tudo isso com a frase “Precisamos nos repensar como seres criativos”.
Nessa nova atualização do meio de trabalho, precisamos ser criativos para identificar futuros problemas e assim, corrigi-los.
Se você está sendo sensível o suficiente para identificar problemas na organização, poderá pensar em diversas soluções.
Assim essa criatividade tem de ser promovida dentro das organizações!
ESTAMOS EM UM PROCESSO DE REINVENÇÃO CONTÍNUA.
Um dos conceitos mais poderosos que temos hoje no mercado de trabalho é que o Aprendizado tem de ser Ativo.
“A melhor forma de você conseguir aprender é fazendo o que se espera de você, nas organizações ágeis as pessoas se envolvem em certos projetos onde você deve se efetivar e colocar o aprendizado em prática.”
Diz a especialista, que completa com a seguinte frase: “Experimentar e errar, para assim aprender ao longo do caminho. Pessoas curiosas são necessárias para que possamos nos explorar. “
Lembrando que essa curiosidade tem que ser vitalícia!
Assim, lembramos, temos que ágeis, prestativos e atentos. Para que possamos ser a Evolução na organização. O que achou do nosso post?