Antes mesmo de pensar na sua renegociação de dívida, confira essas dicas

Publicidade

Para sair do vermelho a alternativa é fazer uma renegociação de dívida, afinal é uma boa aliada nesse momento. Feito corretamente, você pode economizar muito dinheiro com apenas uma renegociação.

No entanto, as chances de complicar sua situação financeira ainda são altas se feito de forma errada.

Publicidade

Afinal, não é que você esteja pagando seus danos liquidados, portanto, propostas feitas, como descontos, parcelamentos totais e outras vantagens ofertadas pelas empresas devem ser aceitas de primeira.

Publicidade

Portanto, vamos citar nesse artigo dicas objetivas e simples que a maioria das pessoas esquece na hora de renegociar uma dívida.

Então eles acabam só piorando por não pesquisar e fazer recomendações, ou até mesmo se apressar para se livrar dos efeitos negativos do nome. Leia confira dicas que farão uma grande diferença na hora de sair da inadimplência.

Faça propostas as instituições

Mais importante ainda, pesquise sua situação atual e desenvolva um plano financeiro antes de tentar renegociar sua dívida.

Contudo, saiba quanto você pode parcelar sem apertar muito o orçamento. Caso opte pelo parcelamento. Posteriormente, ao pagar as dívidas à vista, as instituições bancarias costumam oferecer grandes descontos, por isso é necessário tornar o valor maior ou igual à sua dívida.

Antes mesmo de pensar na sua renegociação de dívida, confira essas dicas

Portanto, é uma boa ideia trabalhar horas extras, vender algo em boas condições que você não usa mais ou conseguir um segundo emprego temporário para receber o valor necessário para pagar sua dívida.

Depois disso, com uma quantia considerável em mãos, entre em contato com a empresa com a qual está negociando e lance sua proposta de forma firme e objetiva.

Não deixe que a negociação fique nas mãos da mesma pessoa, mas nas mãos de ambas as partes.

Peça o cálculo total da sua dívida

Tenha cuidado para não aceitar qualquer conselho oferecido a você impulsivamente, seja à vista ou parcelado.

Porque é exatamente aí que muitas pessoas dificultam suas finanças porque se sentem pressionadas a negociar e acabam aceitando o que a empresa impõe, não o que funciona para você.

Poucos sabem que o consumidor tem o direito de entender a evolução de sua dívida. Então, primeiro, solicite sua planilha de dívidas com informações detalhadas e atualizadas sobre a evolução de sua dívida na data solicitada.

Neste documento, denominado “Planilha de Evolução da Dívida”, será observado como sua dívida atingiu tal valor. Incluirá detalhes como multas, juros, taxas e métodos de cálculo aplicáveis.

Não caia em venda casada

Famosa venda casada é crime e infelizmente muitas empresas dizem que só podem fechar negócio se você comprar um seguro ou qualquer outro produto que elas ofereçam com exclusividade.

Portanto, entenda claramente o que está sendo oferecido a você e o que você está contratando e assinando.

Porém, caso tenha conhecimento de que é vítima de tal venda, entre em contato imediatamente com o PROCON.

Procure pelos Feirões para limpar nomes

Periodicamente, financeiras e bancos realizam feiras de renegociação, que são oportunidades para quitar dívidas com descontos que devem ser explorados.

Por isso, a dica é ficar atento às informações que você deve postar diretamente no site da empresa, pois infelizmente não há datas específicas para esses shows.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.

Leave a Comment