Você sabe o que são o PIS e PASEP? São redes de proteção utilizados por pessoas que trabalham com a carteira assinada.
Portanto hoje em dia todos os cidadãos tem que ter conhecimento de todos os nossos direitos. Então, é certo que você tem que ter conhecimento dessas siglas.
Isso é uma responsabilidade do empregador à explicar para o seu colaborador, devido a todo o conhecimento dos trabalhadores.
Infelizmente temos hoje em dia diversos trabalhadores que não tem o devido conhecimento quanto à essas siglas PIS/PASEP.
O que significa afinal o PIS
Desenvolvido em 7 de setembro de 1979, o Programa de Integração Social denominado PIS tem como intuito formar o trabalhador em seu desenvolvimento.
Claro que para sacar o valor do PIS é necessário que você trabalhador siga as exigências feitas pela lei. Exigências tais como se aposentar, portador de deficiência ou em alguns casos de doenças.
Um detalhe importante é que, caso haja o falecimento do trabalhador, o saque do PIS ficará disponível para os seus devidos familiares.
Veja também
O que significa afinal o PASEP
Desenvolvido em 3 de dezembro de 1979, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), criado no mesmo ano que o PIS. Ele é considerado um fundo integrado ao PIS.
Esse fundo PASEP tem como objetivo principal auxiliar o servidor público como civis, militares e outros. Sendo assim, o PIS/PASEP tem como praticamente o mesmo objetivo, certo? Contudo é importante que todos nós como cidadãos e funcionários conhecer melhor esses dois fundos!
Como funcionam o PIS/PASEP?
Mesmo acima tentando sanar algumas duvidas de como é a funcionalidade do PIS e do PASEP, ainda sim teremos algumas duvidas para quem tem direito a algum dos fundos. Detalhe importante, funcionários que trabalham como CLT são automaticamente cadastrados no PIS, portanto o direito ao dinheiro recolhido por esse fundo é feito através do Abono Salarial.
Atualmente a caixa tem um calendário que foi desenvolvido pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, para que seja realizado o pagamento desse abono! Portanto para ter esse direito ao PIS você deverá ter no mínimo 5 anos de carteira assinada e receber durante esse período menos de 2 salários mínimos.
Quem tem direito à receber o PIS/PASEP
Hoje em dia, temos duas formas de consultar o PIS e ou PASEP, mais facilmente. Sendo assim, você trabalhador para saber se tem direito ao PIS, deverá acessar o aplicativo nomeado por CAIXA TRABALHADOR. Caso não queira instalar o aplicativo, poderá acessar o site da Caixa e clicar na opção “Consultar pagamento”.
“Poxa, não consigo consultar online!” Calma, calma, estamos aqui para sanar qualquer duvida e te auxiliar a consultar o seu direito.
Portanto uma das opções é ir até uma Superintendência Regional do Trabalho que seja mais próximo da sua localidade ou ligar direto na Central de Atendimento da CAIXA Econômica Federal, o número para ligar é o 0800-726-0207.
Mas a descrição acima são para o PIS, já para o PASEP, caso você seja um servidor público, poderá consultar através do site do Banco do Brasil ou estar ligando em um dos telefones da central de atendimento. Caso você seja da capital e regiões metropolitanas o número é o 4004-0001, já para as demais cidades o número é o 0800-729-000. Para os servidores que tenham deficiência auditiva o número é o 0800-729-0088.
Como posso realizar o saque do PIS/PASEP?
Para começar o saque do beneficio, você precisará ter o Cartão Cidadão e uma senha cadastrada na CAIXA Econômica. Além de estar trabalhando em uma instituição privada. Com isso é possível que você realize os saques em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, Caixa Aqui e também nas Casas Lotéricas.
Um detalhe importante é, caso você já tenha conta na Caixa Econômica e não tenha nenhuma pendência nela, o abono será creditado diretamente nela. Já o servidor publico poderá efetuar o saque diretamente em uma das agências do Banco do Brasil. Caso seja correntista do banco, o abono será creditado diretamente na sua conta.
Caso você tenha demais duvidas quanto aos benefícios, poderá entrar em conta com os contatos diretamente citados acima!
5 Comments