A pontuação do Score nada mais é que um histórico do seu relacionamento com o mercado de crédito. Ou seja, essa pontuação é analisada sempre que você pede um empréstimo, financiamento ou um aumento de crédito, tudo que reflete a dinheiro a mais.
Portanto, com base na sua pontuação, o mais pedido é a solicitação de crédito.
Como o Score desce e sobe?
Primeiramente, as pontuações são calculadas com base nas compras ao longo da sua vida. Se você pagar todas as contas corretamente, sua pontuação aumentará dentro do prazo.
Se você obtiver um número negativo, sua pontuação cairá. Simplificando, quanto melhor seu relacionamento com a empresa, maior sua pontuação.
Afinal, a empresa soma todas essas pontuações e as pontua em uma escala de 0 a 1000. Quanto maior for o seu número, melhor será sua pontuação.
Afinal, serve para que?
O Score é usado pelas empresas para avaliar se os consumidores cumprirão seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses. Então, sabemos que quanto maior a pontuação, maior a chance de solicitar atendimento na instituição.
Onde é analisado o Score?
O site feito para saber o seu Score é do Serasa Score. Através desse site a pessoa se cadastra, e após isso aparecerá toda a analise do se financeiro em forma de pontos. Portanto, desde 2018 a empresa permitiu que os brasileiros conseguissem visualizar toda a pontuação e motivos pelas quais foram negativadas de forma gratuita. Além disso, esse sistema está disponível também para smartphones Android e IOS, basta baixa-lo e consultar.
Como aumentar o meu Score no Serasa?
Inicialmente, o Score nada mais é que um sinônimo do seu financeiro, ou seja, se for bom pagador, o seu Score de crédito será melhor ainda. Portanto, para conseguir melhorar ainda mais, confira as seguintes dicas:
- Comece quitando as suas dívidas;
- Mantenha os dados de cadastro atualizados;
- Fique de olho no site da Serasa para ver como está sua pontuação;
- Pague as contas no prazo correto de vencimento.
Por fim, de maneira simples o seu Score pode ir de 0 a 1000, basta saber que:
- Em uma escala de 1 a 300, sua pontuação é considerada baixa. É difícil para as empresas aprovarem o seu pedido de crédito.
- De 301 a 700, sua pontuação é considerada média, e algumas empresas geralmente autorizam serviços;
- De 701 a 1000, sua pontuação é considerada ótima. A empresa provavelmente aceitará seu pedido de crédito.
Em suma, sua pontuação é importante, principalmente para instituições de crédito, portanto, se você deseja solicitar um serviço, sua melhor aposta é melhorar sua pontuação de crédito.
Lembre-se, evite pagar contas atrasadas e não deixe seu nome ficar negativo, tudo isso são condições para um score de crédito alto.
Por fim, como funciona?
Nesse caso, é importante entender que as pontuações do Serasa mudaram. Aconteceu em 2019 com o Cadastro Positivo criado para ajudar bons pagadores a conseguir crédito.
Isso porque, ao se inscrever, o consumidor permite que eventuais pagamentos com cartão de débito, crédito e outras contas cadastradas em seu nome sejam analisadas na avaliação. As informações tornam-se mais acessíveis e as transações são mais transparentes.
Com isso, a assessoria de CPF e CNPJ ficou mais precisa e todos podem ter uma análise de crédito mais justa. Além disso, o Cadastro Positivo reduz o impacto da dívida em sua pontuação de crédito. Independentemente disso, é importante lembrar que é um dos padrões. Existem outras maneiras de fazer as avaliações funcionarem para sua empresa e seus consumidores.