Aprenda como evitar que a Ansiedade atrapalhe na hora de cuidar das suas finanças.

Publicidade

Sem dúvidas o número de casos de transtorno de ansiedade no Brasil vem aumentando entre os jovens nos últimos tempos.

Atualmente, os dados apontam que 1 a cada 5 jovens enfrentam sintomas de ansiedade pelas mais variadas causas. E o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de pessoas mais ansiosas do mundo.

Publicidade

Sendo assim, a ansiedade financeira tornou-se um dos principais fatores que levam as pessoas a reconhecerem a doença.

Publicidade

No entanto, é comum que a maioria das pessoas afetadas pela ansiedade financeira não assumam a situação e não se importem em buscar ajuda para mudar esse comportamento.

Por isso, nossa equipe realizou pesquisas e trouxe as principais dicas para te ajudar a lidar com a ansiedade financeira. Confira:

Como saber se você está com ansiedade financeira?

A ansiedade financeira nada mais é do que a preocupação, desconforto ou medo associados ao dinheiro. Ela pode ocorrer devido a vários motivos, como saldo insuficiente na conta, dificuldade na tomada de decisões, insegurança em relação ao futuro, etc.

Como mencionado no início deste artigo, ainda é muito comum que as pessoas não entendam todo o conceito de ansiedade financeira, as consequências e como se deve enfrentar a situação e seus reflexos. Por isso, separamos os principais sintomas para te ajudar a detectar se você está passando por essa situação.

Aprenda como evitar que a Ansiedade atrapalhe na hora de cuidar das suas finanças.

As dificuldades mais apontadas são:

  • Dificuldade para organizar orçamentos;
  • Para analisar documentos gerais e de dívidas;
  • Lembrar de tarefas diárias relacionadas ao dinheiro, como efetuar o pagamento de contas;
  • Evitar compras impulsivas.

Como vencer a ansiedade financeira?

Ao identificar a ansiedade financeira, não perca tempo e comece a mudar seus hábitos, entretanto, se você não estiver mais no controle de sua crise ou situação financeira, não tenha receio em buscar ajuda.

Apesar disso, vale lembrar que existem alguns hábitos que você já pode começar a colocar em prática e podem te ajudar e mudar totalmente a sua saúde financeira e, consequentemente, sua vida. Confira:

  • Comece entendendo suas finanças;
  • Faça a gestão dos gastos;
  • Baixe aplicativos ou planilhas de gastos para te auxiliar;
  • Anote todas as situações financeiras que possam te preocupar (não se esqueça de que elas vão diminuindo aos poucos);
  • Utilize algumas técnicas de relaxamento;
  • Busque o auxílio de um profissional;
  • Mantenha o foco e esperança.

Instituto do Dinheiro e Saúde Mental

Foi constatado por meio de diversos estudos que a ansiedade e depressão podem estar ligadas diretamente com dinheiro e organização financeira.

Pensando nisso, em 2016 foi fundado por meio de uma organização britânica o Instituto do Dinheiro e Saúde Mental, com o principal objetivo de entender e explorar a fundo a doença.

As pesquisas desse instituto trazem à tona dois pontos de extrema importância:

  • A dificuldade em se organizar financeiramente pode ser um fator responsável por diversos problemas relacionados à saúde, como ansiedade, insônia, estresse e até mesmo depressão.
  • Quem sofre de ansiedade financeira pode ter mais tendência de tomar decisões financeiras ruins.

Em suma, é importante sempre realizar a autoanálise do comportamento para identificar se você sofre com algum problema relacionado à ansiedade financeira.

Caso a resposta seja assim, não hesite em mudar a sua rotina e buscar a ajuda de um profissional.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.

Leave a Comment