Dividendos: o que são, como são distribuídos e as melhores ações para comprar! Vem com a gente!

Publicidade

Dividendos são uma ótima forma de obter rentabilidade no longo prazo.

Quando você compra uma ação de uma empresa, acaba se tornando sócio dela e, como sócio, passa a receber uma fatia dos lucros desta empresa. Essa fatia é chamada de dividendo.

Publicidade

Existem alguns tipos de proventos ou dividendos que você pode receber ao comprar uma ação. Remuneração em dinheiro e juros sobre capital próprio são alguns tipos.

Publicidade

Em todas, a lógica é recompensar o acionista e atrair novos investidores.

Comprar ações na bolsa

Ao comprar uma ação na bolsa, o acionista passa a ter alguns direitos e um deles é o recebimento dos dividendos. Eles são a parte do lucro que as empresas distribuem para os acionistas.

As empresas no Brasil listadas na Bolsa são obrigadas, por lei, a distribuir ao menos 25% dos lucros aos acionistas em dividendos. Quanto maior a participação do acionista na empresa, maiores os dividendos que ele recebe.

No Brasil, R$ 119 bilhões foram distribuídos por empresas da Bolsa brasileira em dividendos e juros sobre o capital próprio. Esse dado é de 2019 e foi o maior volume registrado em 10 anos.

Dividendos: o que são, como são distribuídos e as melhores ações para comprar! Vem com a gente!

Percentual

Várias empresas pagam até mais de 25% dos lucros aos acionistas, mas pelo fato de essas empresas usarem parte do lucro para reinvestir, esse percentual não costuma ser muito maior.

Além de serem uma fatia dos lucros, os dividendos são uma maneira de lucrar com ações correndo menor risco. Geralmente, quem paga muito em dividendo não tem grande oportunidade de investimento. São empresas que não têm o que fazer com muito caixa.

Isso não costuma acontecer, por exemplo, com empresas de tecnologia.

Elas costumam pagar menos dividendos, já que investem mais em recursos, por conta da constante evolução tecnológica.

Especialistas apontam que as empresas mais seguras para comprar ações pagam bons dividendos, mas isso não anula todos os riscos, já que o mercado de ações sempre tem algum risco, mesmo que mínimo.

Garantias

Investir em empresas pagadoras de dividendos não dá garantias que você vai receber sempre, porque não são todas as empresas da Bolsa que geram lucro para pagar dividendos.

A empresa pode, ainda, diminuir ou suspender o pagamento de dividendos caso haja alguma mudança no negócio ou caso ela não tenha lucro.

É indicado comprar ações de empresas que são bem administradas e que têm menor risco e maior previsibilidade. Elas não são muito afetadas em momentos de crise. Empresas dos setores bancário e de energia são alguns exemplos onde o investimento em ações é mais seguro.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.