Familiares negativados – Como eles podem influenciar no seu score

Publicidade

O Score é atualmente um dos dados mais importantes para quem deseja conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. E vários fatores influenciam na formação desse ranking, incluindo se você tem familiares negativados.

No caso, quando você autoriza a análise de crédito, também permite que informações de familiares de 1º grau, ou seja, pais e filhos, sejam consultadas. Além disso, cônjuges também entram na lista, principalmente porque pessoas casadas tendem a assumir dívidas juntos.

Publicidade

Ou seja, se algum parente seu está negativado, ele pode influenciar diretamente o seu score. Claro que não é apenas esse fator que é levado em consideração, mas pode interferir diretamente nesse aspecto.

Publicidade
Como é calculada a taxa de administração em consórcios?
HORA DA ECONOMIA, Seus familiares negativados podem influenciar no seu score?

Quando os familiares negativados são levados em consideração na análise de crédito?

Cada instituição leva em consideração fatores específicos na hora de liberar crédito. No caso de bancos, é comum que empréstimos grandes ou financiamentos de longo prazo, levem em consideração os familiares negativados.

É o caso, por exemplo, dos financiamentos imobiliários em casal. Geralmente apenas um dos cônjuges assume oficialmente o contrato, contudo, é a renda familiar inteira que é levada em consideração na simulação.

Logo, se o outro cônjuge ou até um irmão ou os pais estiverem negativados, você pode ter dificuldades de ter as melhores condições. Afinal de contas, o banco considera que esse fator pode gerar risco para o pagamento.

Como melhorar o score?

Apesar dos familiares negativados terem um grande peso no score, no final das contas o principal fator a ser avaliado é se você é um bom pagador.

Por isso, você pode tomar alguns cuidados e colocar algumas dicas em prática para melhorar essa pontuação:

  • Sempre pague as suas contas dentro do prazo. Qualquer dia de atraso irá interferir negativamente no seu score;
  • Tenha contas em seu nome, como internet, luz, água entre outras. Quando você tem esse tipo de conta no seu nome, e paga tudo em dia, as instituições passam a te encarar como um bom pagador;
  • Se inscreva no Cadastro Positivo. Ele funciona de maneira parecida com o Score do Serasa, mas, o foco dele é mostrar como você é um bom pagador. Isso porque ele valoriza todos os pagamentos que você faz em dia.;
  • Se você tiver alguma negativação no seu nome, tente regularizar a sua dívida. Lembre-se, apesar dos familiares terem um peso nessa conta, é você quem está na mira direta das instituições. Por isso, o melhor é tentar limpar o seu nome e mantê-lo assim para conseguir as melhores condições;
  • Atualize os seus dados em instituições onde você tem cadastro, como Bancos. Muitas vezes os dados desatualizados, como uma renda menor do que a que você realmente tem, também interferem de forma negativa no score, fazendo que ele caia mesmo com o seu nome limpo.;
  • Agora que você sabe como os familiares negativados podem influenciar no score, não deixe de tomar os cuidados acima para melhorar outros aspectos considerados na pontuação. Além disso, aproveite para conferir outros posts do blog e veja como melhorar as suas finanças.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.

Leave a Comment