Maneiras erradas de se utilizar o cartão de crédito

Publicidade

Ser uma pessoa compulsiva por compras é um problema para quem quer ter uma vida financeira tranquila. Assim para esse tipo de pessoa ter um cartão de crédito pode ser que tenha em mãos um inimigo poderoso. Apesar de o cartão ser muito útil se utilizado de maneira correta.

Existem algumas formas erradas de se usar o cartão, e tendo ciência de quais são pode-se evitar uma verdadeira dor de cabeça.

Publicidade

Infelizmente diversas pessoas se endividam, pelo simples fato de não conseguir utilizar o cartão de uma forma correta e segura.

Publicidade

Portanto tenha muita cautela e preste bastante atenção! Também para não permitir que se torne uma tortura essa divida.

Para não permitir que a prestação vire uma bola de neve e a divida aumente, existem diversos sinais que te mostram que está usando o cartão de forma errada. Assim se evita-los com certeza terá soluções tranquilas.

Maneiras erradas de se utilizar o cartão de crédito

Cautela com as parcelas

Obter um cartão de crédito tem muitas vantagens e uma delas é poder parcelar as compras, da melhor forma possível.

Para ser realista ter a opção de parcelar não é bem uma vantagem.

Parcelar algo é como transformar uma compra com um valor maior em prestações mais tranquilas e mais tempo para pagar mas já adquirir o produto.

A desvantagem de parcelar algo é que o cartão fica com o limite escasso. Portanto até a liberação e pagamento de todas as parcelas.

E esse é um ponto bem perigoso, caso você tenha algum imprevisto e você precise utilizar o cartão, acabará adquirindo uma divida maior do que estava esperando.

Se houver um comprometimento de mais de 50% do valor da fatura usadas em parcelas. Também isso significa que está usando o cartão de uma forma errada.

Pagamento á vista é muito caro

Consequentemente esse é um grande erro e além de grave muito comum cometido por diversas pessoas.

Se você pensa em comprar algo parcelado porque acredita que avista está muito caro, acaba nesta atitude jogando dinheiro fora.

Um bom exemplo:

Pretende comprar um celular que avista custa R$ 1990,00 mas percebe que se for parcela sairá em 10 vezes de R$ 199,00.

Portanto entende que o valor mensal não vai ficar pesado no orçamento. Assim acaba por comprar o celular e estende uma divida por alguns meses.

Tenha cautela e procure não comprar no parcelado o que não compraria avista.

Cartão novo nunca solicite ou aceite

Diversas pessoas acabam perdendo o controle financeiro e esgotam o limite do cartão e acabam optando solicitar um novo para ter mais uma opção de gasto.

Tenha cuidado com essas atitudes, se perder o controle de um imagina de dois ou mais. Se controle o que está disponivél para não se endividar mais do que o necessário.

Valor minimo

Ao efetuar o pagamento da fatura com o valor minimo ou um valor menor que o total, você está financiando o valor restante e por essa ação você terá que pagar juros. Terá uma divida de no minimo 12% a mais na próxima fatura.

E se tiver que continuar a a pagar o minimo todo mês, tente não usar o cartão até pelo menos zerar a divida total.

Portanto organize-se e procure pagar a fatura sempre no total ou suas compras avista.

  • Utilizar Cheque especial para pagar cartão

Sendo esse um dos maiores erros cometidos por diversas pessoas. Você está apenas trocando uma divida por outra.

Tanto o cheque especial quanto o rotativo do cartão possuem uma das taxas mais altas do mundo. Assim podendo ultrapassar com facilidade os 10% ao mês. Se está utilizando o cheque especial para quitar dividas, é necessário rever os seus gastos e mudar os hábitos.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.