O que devo levar em consideração na hora da aquisição de um Cartão de Crédito?

Publicidade

A escolha para se obter um cartão de crédito pode até ser comparada a um rombo nas finanças mensais.

O cartão se utilizado de uma forma inadequada, pode causar alguns transtornos, apesar de ser uma utilidade.

Publicidade

Para evitar as armadilhas que esses cartões de crédito atraem, como por exemplo uma taxa de anuidade muito alta.

Publicidade

Ou também as taxas exorbitantes de um cartão que não possuem anuidade. Assim é mais viável obter um cartão de crédito que permita ter uma anuidade baixa. Segue neste artigo de uma forma mais detalhada, como obter o seu.

O que devo levar em consideração na hora da aquisição de um Cartão de Crédito?

Hábitos de consumo e anuidade para cartão de crédito

A forma como você pretende utilizar seu cartão pesa muito no momento de escolher uma opção. Pretende usa-lo somente em emergências ou para pagar tudo que compra?

Tem a intenção de quitar toda a fatura ou pretende parcelar?

Se a pretensão de obter um cartão é apenas para utiliza-lo em emergências.

Opte por um cartão que possua uma anuidade baixa. Ou até que não tenha taxa de anuidade. Sendo viável no momento desde que o juros não seja tão alto.

Vá utilizar o cartão diariamente, com tudo o que pretende comprar, de prioridade para um cartão que tenha limite alto. Assim que lhe possibilite um programa ou de milhas ou de recompensas viáveis.

Se tem a intenção de quitar sempre o total da fatura as tarifas e taxas de juros não se tornam um fator tão importante. Assim neste caso até um cartão que não tenha anuidade pode ser bem aceitável, apesar de ter uma tarifa maior. Você não precisará usa-los.

Se sua intenção é ter um cartão para se parcelar o valor total mesmo que de vez em quando. Assim deve se dar atenção aos cartões que oferecem uma taxa menor de juros e utilizado no rotativo do cartão.

Cartão de Crédito anuidade baixa e suas taxas

Diversas pessoas ao buscarem um cartão de crédito, mas se esquecem de verificar uma questão importante. Que é a questão dos juros do cartão, o que não deixa de ser um perigo.

Perigoso, pelo fato de que em algum momento, você poderá ter a necessidade de ter que parcelar seu cartão.

Normalmente os juros de um cartão já são considerados altos. Assim se ainda não comparar e nem pesquisar os cartões que estão a sua escolha antes de aceitar os termos. Não corra um risco desnecessário.

Portanto quanto menor for a taxa de anuidade, maior será a taxa de juros, essa é um regra bem clara.

Mas devido a existir muita concorrência entre as empresas de cartões de crédito, nos últimos anos tem sido bem consideráveis os juros, por está razão sempre compare bem.

Cartão que possua anuidade baixa o que diferencia no limite

Limite de cartão é uma quantia de dinheiro que um emissor de cartão empresta no ato da aprovação, normalmente este valor fica mensalmente.

Com variação da comprovação de renda, o cartão pode vir com qualquer valor desde centenas de reais a até cartões que não possuem limite.

Lembrando que o aconselhável é que você nunca fique próximo de estourar todo o limite do cartão.

Consequentemente todos os cartões precisam ter um limite em média de até no máximo 40% da renda comprovada.

Em caso de inadimplência financeira o máximo é de 30% da renda comprovada. Normalmente os cartões que possuem anuidades baixas, tem limites mais baixo.

Assim neste caso procure conversar e negociar um limite que se torne dentro das porcentagens que foi sugerido acima. Ou tente negociar para que sua taxa de juros seja menor devido a seu limite ser mais baixo.

Anuidade baixa: Taxas, Tarifas e Multas

Taxas por saques, uma analise emergencial de crédito, multas e os juros de mora, são as taxas mais conhecidas cobradas por todos as financiadoras de cartões de crédito.

Em todo o caso pelo menos uma dessas taxas terá que ser paga ao menos uma vez, e quanto menor for a taxa, melhor será pra você.

Tente não adquirir cartões que tenham uma taxa muito alta, mesmo que eles possuem uma anuidade baixa, se for colocar na balança os custos não compensam.

Anuidade baixa: Incentivos e Programas de Relacionamento dos cartões

Diversos emissores de cartão oferecem programas atrativos de recompensa para os seus clientes, para mostrar-lhes a vantagem de utilizar o cartão.

Digamos que vá as compras sempre, e a administradora do cartão não cobre extra pelo programa de recompensas, esse pode ser bem viável.

Procure ter um cartão que ofereça um programa de Cash-back ou de milhas aéreas, e que tenha as recompensas que de alguma forma você realmente vai usar.

Fique atento as regras sobre transferência de pontos também, em alguns casos, nem sempre se acumula o suficiente para poder transferir ou usar os pontos para o programa que julgar melhor.

Portanto tendo ciência dessas informações, basta procurar as empresas que emitem cartões e fazer as comparações.

Pode ser um pouquinho demorado nos bancos e em instituições financeiras, mas em compensação todo esse tempo vai te auxiliar a poupar mais em médio e longo prazo.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.