Veja como analisar sua vida financeira e iniciar seus investimentos

Publicidade

Primeiramente, deve-se perguntar qual o principal objetivo para aplicar seu dinheiro, e a partir desse momento, analise sua vida financeira e inicie seus investimentos!

Certamente você tenha motivos em sua vida para avaliar quais são suas prioridade, suas metas e a pretensão que deseja atingir.

Publicidade

Portanto, faça uma análise sobre sua vida financeira, e um profundo balanceamento sobre os bens que você possui atualmente, pois, somente dessa forma poderá ter um parâmetro da real situação.

Publicidade
Veja como analisar sua vida financeira e iniciar seus investimentos

Posteriormente, veja se obtém dinheiro guardado e qual quantia , e o principal, calcule seus gastos, orçamentos mensais, prestações, cartões de créditos, academia, convenio médico, entre outros.

Esses cálculos dever ser minuciosos e requer muita atenção, para que nada fique de fora, pois caso isso aconteça poderá te prejudicar financeiramente.

Mercado financeiro, vida financeira e investimentos

Entenda que no mercado financeiro tudo aquilo que você possui são denominados de ativos, que significa que já é seu, está pago e não gera mais custos.

Do outro lado estão os denominados como passivos, que são seus pertences, porém os mesmos ainda trazem gastos e dividas.

Sendo assim, se organize, diferencie e separe os seus ativos dos passivos, em seguida analise se o que você obtém nos dias de hoje, são mais saldos positivos ou negativos.

E ao fazer esse levantamento financeiro, você saberá realmente qual é a sua situação patrimonial. Sem contar que agindo desta forma achará o melhor método para investir, e poupar seu dinheiro.

Sobretudo, é preciso se conscientizar sobre a importância em poupar, para que nunca mais lhe falte dinheiro. Afinal a vida financeira é um aprendizado diário.

Pois, isso se torna cada vez mais imprescindível, principalmente se tiver em mente planos futuros, e realmente almeja um futuro tranquilo e estabilizado financeiramente.

Certamente já teve o entendimento que o único caminho para alcançar seus objetivos é poupando e investindo, concorda?

E tudo começará a fluir através do seu equilíbrio financeiro, pois somente através dele você poderá dar inicio á realização dos seus objetivos.

Portanto entenda! quem poupa hoje, somará bens para o amanhã, e obviamente para que isso ocorra será necessário alterar alguns hábitos e reduzir alguns gastos.

Mas, praticando uma nova maneira de visualizar e cuidar das suas finanças, aos poucos terá a percepção do quanto desperdiçava seu dinheiro.

Resumindo, faça sua avaliação financeira, trace suas metas e seja perseverante no que deseja. Assim, em breve conquistará o que foi almejado, e irá se orgulhar de ter poupado cada centavo, para construção dos seus sonhos.

Qual a diferença entre investir e poupar

Muitas pessoas acreditam que poupar e investir são métodos iguais, porém, isso é um engano! Poupar é guardar seu dinheiro.

Mas, investir é aplicar determinada quantia, em algo que lhe renda mais dinheiro através dos juros de correção.

É importante que seja entendido que ambos são importantes, afinal, um depende do outro para que de fato prospere.

Sobretudo, também deverá analisar onde e como investir seu dinheiro, para que tenha um bom retorno!

Geralmente, as pessoas pesquisam e comparam os preços de bens e serviços, mais isso não é tão comum quando se trata de escolher serviços financeiros.

Ao tratarmos de finanças, devemos dar preferência em seguirmos as opiniões de pessoas próximas a nós, e que realmente tenha experiências financeiras, do que de um especialistas no assunto.

É compreensível que isso ocorra, afinal , muitos brasileiros não são muito bem informados quando o assunto é a vida financeira, investimentos e suas características.

Por outro lado, caso esse especialista seja indicação de alguém, que tenha uma parceria firme com o mesmo á muito tempo, vale confiar.

Alias, sabemos que existe um grande excesso de opções em relação a investimentos. Portanto esteja sempre analisando e pesquisando tanto as dicas caseiras, como os comparativos técnicos.

Vida financeira e investimentos

Geralmente, o investidor está mais ansioso para ver seu dinheiro render, do que preocupado se vai dar certo ou não o que foi aplicado. Pois, o pensamento é tão firme somente no rendimento que se esquece do que foi aplicado.

Por exemplo ao investir, pode estar adquirindo algo que gere um certo trabalho em seu rendimento, e mesmo que não pense nisso, é um risco que todos investidores estão sujeitos.

Portanto, se ao comprar um imóvel e mais para frente vende-lo, poderá sim lucrar com a valorização do mesmo, é o que chamamos de obter sucesso na venda.

Mas, dependendo do momento que queira vender, e nas condições que for exigidas, pode encontrar dificuldades em ter um comprador disposto a lhe pagar a quantia desejada, concorda?

Esses são exemplos simples de uma rotina da vida financeira e investimentos que podem ser bons se forem bem analisados, ou frustrados pela falta de conhecimento.

Além dessa problemática, se estiver em um momento emergencial, poderá fazer mal negócio por necessidade, cobrando até um valor abaixo do preço justo. E isso é péssimo!

Pois, em uma ocasião como essa você sem dúvidas perderia dinheiro, ou na melhor das hipóteses trocaria “moedas ” como disse, é o risco que se corre!

Porém, se conseguir obter uma boa venda, seus objetivos brevemente serão alcançados.

Não se esqueça! Que poupar e investir caminham juntos, e essa é uma iniciativa, que deve vir junto com a mudança de hábito, para que assim possa concretizar seus objetivos principais.

Qual a real necessidade da estabilização financeira

A cada dia necessitamos viver financeiramente estabilizados, para que possamos ter um futuro com mais tranquilidade, concorda?

Além disso, se estabilizar nos proporciona conforto, e pode nos levar para aquela viagem para Europa, aos estudos de qualidade ao carro confortável e até mesmo a casa própria, não é mesmo? Você consegue visualizar dessa maneira?

Obviamente, que todos podem recorrer a um financiamento para obter algo de grande porte, porém assim como  tudo deve ser minuciosamente planejado, até mesmo para financiar algo.

Mas, á partir do momento que você tem um investimento, e pensa em adquirir seu bem com mais tranquilidade, sabe que poderá contar com essa quantia para abater no valor das parcelas.

Por esse motivo é importante a reserva financeira, a qual nos propicia viver uma vida de mais coragem e com menos receio do que possa ocorrer.

Temos plena convicção de que tudo pode ocorrer ao longo da vida, porém é confortante ter a certeza que se houver uma necessidade emergencial, como por exemplo, desemprego ou problemas com a saúde, terão soluções rápidas.

Pois, através da mudança de seus hábitos financeiros, esses problemas serão sanados através da reserva emergencial que você realizou.

Para finalizarmos, não deixe de fazer seu planejamento financeiro, adquira seus bens, viva com qualidade e tranquilo, invista nos seus objetivos e viva com leveza e qualidade !

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.

Leave a Comment