Você sabe qual o melhor modelo entre ser um freelance ou empreendedor? Descubra o que cada um faz e como pensar em se tornar um

Publicidade

Atualmente, o mercado de trabalho está saturado, por isso é muito comum encontrar pessoas que optaram por trabalhar independente ou começar a empreender. Com isso, essas duas modalidades de trabalho permitem que o profissional escolha seus horários e quantidade de cliente que deseja atender.

Mas, entre essas duas funções, consequentemente existem desvantagens, e a maior de todas é a incerteza financeira. Porém, nesse cenário de crise no qual estamos, empresas e pessoas começaram a buscar ainda mais trabalhadores freelance, por conta disso muitas pessoas estão escolhendo empreender.

Publicidade

Entretanto, o progresso desses profissionais dependerá apenas deles mesmos, para trabalhar por conta é necessário muito esforço.

Publicidade

Afinal, para obter resultados a determinação é fundamental e farão que o empreendedor suba cada vez mais. Antes de começar, essas duas categorias parecem bastante semelhantes, mas não são! Acompanhe esse artigo para entender melhor cada função e o que fazem cada.

Você sabe qual o melhor modelo entre ser um freelance ou empreendedor? Descubra o que cada um faz e como pensar em se tornar um

O que faz um freelance?

Inicialmente, para entendermos o contexto desse artigo é preciso saber o que cada categoria faz. Por isso, o profissional freelance é autônomo, ou seja, trabalha por conta. Portanto, o que sabemos é que essa profissão está ganhando muita notoriedade no mercado atual com as novas tecnologias. Porém, existem profissões mais comuns e especificas que o trabalhador independente pode exercer. Por exemplo, áreas correlatas ao marketing, TI (Tecnologia da Informação), design (diversos), criador de conteúdo e comunicação.

Após isso, é necessário citar que esse modelo de trabalho não possui qualquer vínculo empregatício com pessoas que o contratam. Ou seja, essa pessoa trabalha prestando serviço. Mas, não é uma lei, o profissional pode pegar um trabalho que contém um contrato com longa duração. Todavia, para se tornar essa pessoa, é necessário ser organizado e cumprir prazos que o cliente deu. Através disso que a pessoa expande o seu trabalho e networking.

Sobre o mercado de trabalho, a pandemia da Covid-19 possibilitou que esses profissionais fossem notados e contratados cada vez mais. Alias, essas pessoas podem trabalhar de suas casas em home office, e acaba se tornando um benefício ao contratante que não precisa criar vinculo algum com o prestador de serviço.

Como é ser empreendedor?

A palavra empreendedorismo possui um significado de muitas ideias. Portanto, um empreendedor exerce a principal função de migrar para o mundo das empresas, abrindo uma empresa com o objetivo principal de gerar lucro. Afinal, essas pessoas vendem produtos, serviços ou recursos que auxiliam no dia-a-dia das pessoas, consequentemente acaba gerando um lucro e fornecendo empregos.

Então, o mais importante sobre esses empresários é saber que eles não geram apenas novos empregos, e sim responsabilidades de movimentar o capital de giro do país. Por isso, para se tornar um empreendedor é necessário ter uma mente visionaria, por exemplo, o Jeff Bezos, dono da Amazon que nunca deixou de investir na sua empresa até ela se tornar uma das maiores empresas que vende diversas variedades no mundo.

A pratica e aprendizado faz o empreendedor e o freelance

Primeiramente, é preciso saber que essas duas categorias possuem tarefas em comum. Porém, certas atividades são bem diferentes uma da outra. Como citamos acima, os trabalhadores independentes são pessoas que prestam serviço a determinadas empresas/empresários, e não contém qualquer vínculo empregatício, apenas trabalhos temporários.

Agora, os empreendedores utilizam recursos para fundar empresas que resultem em ganhos financeiros maiores até mesmo enquanto estão dormindo. Por isso, o empresário precisa ter mente visionaria e em constante crescimento. Segundo especialistas para se tornar um empresário de sucesso é necessário saber como gerenciar uma empresa, caso contrario a chance de falir são consideráveis.

Então, um profissional freela precisa também saber sobre essa função, mesmo que seja difícil quando se trata de riscos. Se tornar um multitarefa tanto como freelance quanto empreendedor auxilia no gerenciamento interno. Embora, o freelance só precise se especializar na sua área, o empreendedor precisa saber de tudo um pouco. Ou seja, fazer tarefas como designer, financeiro e outras atividades da empresa.

Para finalizar, para se tornar um freelance ou empreendedor é preciso ter um objetivo traçado e deixar o medo de lado. Quem trabalha por conta não pode nunca se acomodar, o constante crescimento leva a perfeição. Então, estude sempre que puder e faça bastante contatos para crescer sua imagem ou negócio.

About The Author


Matheus Xavier

Jornalista e Redator com vasta experiência na criação de conteúdo para Web. Atuo também como Designer e Gestor de trafego na Empresa Boas Ideias. Desde 2017 na área de redação, produzo conteúdos sobre Economia, Finanças e Trabalhistas.

Leave a Comment